Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor Reportar como inadecuado




Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Elenita de Ricio Tanamachi ; Jair Lopes Junior ;Psicologia em Estudo 2006, 11 3

Autor: Aline Frollini Lunardelli Lara

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122092003


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Lunardelli Lara, Aline Frollini; Tanamachi, Elenita de Ricio; Lopes Junior, Jair Concepções de desenvolvimento e de aprendizagem no trabalho do professor Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
3, diciembre, 2006, pp.
473-482 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122092003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO E DE APRENDIZAGEM NO TRABALHO DO PROFESSOR Aline Frollini Lunardelli Lara* Elenita de Ricio Tanamachi# ¶ Jair Lopes Junior RESUMO.
Esta pesquisa teve por objetivo identificar, explicitar e analisar as concepções de desenvolvimento-aprendizagem presentes no trabalho de profissionais de uma escola pública, visando à construção de conhecimentos que permitissem transformar a prática educativa.
Elaboraram-se roteiros de entrevista para os professores, o coordenador pedagógico e a direção, um roteiro de observação de aulas e um para consulta ao projeto pedagógico.
Os dados foram organizados em categorias que relacionam as concepções de desenvolvimento-aprendizagem apresentadas pela Teoria Histórico-Cultural àquelas encontradas nos dados obtidos na escola.
Verificou-se que o trabalho desses profissionais não é fundamentado em uma única concepção de desenvolvimento-aprendizagem, o que pôde ser demonstrado pela coexistência de várias teorias, entre as quais se destacam a de Piaget e a de Vigotski.
Constatou-se que as abordagens dos profissionais da escola são permeadas pela cotidianidade, discutindo-se, a partir da Teoria do Cotidiano, de Heller, a invasão de um espaço de produção do conhecimento por ...





Documentos relacionados