Discursos de pais e alunos sobre o aprender: um estudo no 5º ano de escolaridade Reportar como inadecuado




Discursos de pais e alunos sobre o aprender: um estudo no 5º ano de escolaridade - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Teresa Mendes ; Maria Luísa Grácio ; Elisa Chaleta ; José Carlos Núñez ; Júlio González-Pienda ; Fuensanta Hernández-Pina ;Psicologia em Estudo 2006, 11 3

Autor: Pedro Rosário

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122092002


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Rosário, Pedro; Mendes, Maria Teresa; Grácio, Maria Luísa; Chaleta, Elisa; Núñez, José Carlos; González-Pienda, Júlio; Hernández-Pina, Fuensanta Discursos de pais e alunos sobre o aprender: um estudo no 5º ano de escolaridade Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
3, diciembre, 2006, pp.
463-471 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122092002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOSSIÊ– EDUCAÇÃO DISCURSOS DE PAIS E ALUNOS SOBRE O APRENDER: UM ESTUDO NO 5º ANO DE ESCOLARIDADE1 * Pedro Rosário # Maria Teresa Mendes ¶ Maria Luísa Grácio Elisa Chaleta¶ José Carlos Núñezæ Júlio González-Piendaæ Fuensanta Hernández-PinaÆ RESUMO.
O significado atribuído ao fenómeno “aprender” é influenciado pela inte-relação entre indivíduos, contextos e culturas.
A idade do aluno, as concepções familiares e culturais e o contexto de ensino constituem-se como alguns dos aspectos que influenciam as concepções de aprendizagem dos alunos.
O estudo apresentado, realizado no marco teórico fenomenográfico, está focalizado na descrição das concepções das pessoas sobre as várias facetas do fenómeno aprender.
O principal objectivo centra-se no mapeamento das concepções de aprendizagem de alunos do 5.º ano de escolaridade e dos seus pais (encarregados de educação).
Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas e tratados qualitativa e quantitativamente.
Os resultados sugerem que os pais conceptualizam o aprender maioritariamente como algo processual e experiencial, enquanto os filhos o conceptualizam sobretudo desde ...





Documentos relacionados