Valores humanos como explicadores de atitudes ambientais e intenção de comportamento pró-ambiental Reportar como inadecuado




Valores humanos como explicadores de atitudes ambientais e intenção de comportamento pró-ambiental - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Valdiney Veloso Gouveia ; Taciano Lemos Milfont ;Psicologia em Estudo 2006, 11 1

Autor: Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122090023


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Peçanha de Miranda Coelho, Jorge Artur; Veloso Gouveia, Valdiney; Lemos Milfont, Taciano Valores humanos como explicadores de atitudes ambientais e intenção de comportamento próambiental Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
1, enero-abril, 2006, pp.
199-207 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122090023 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto VALORES HUMANOS COMO EXPLICADORES DE ATITUDES AMBIENTAIS E INTENÇÃO DE COMPORTAMENTO PRÓ-AMBIENTAL Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho* Valdiney Veloso Gouveia# ¶ Taciano Lemos Milfont RESUMO.
Os valores humanos têm sido apontados como importantes para o entendimento e predição de atitudes e comportamentos pró-ambientais.
Embora a literatura saliente a relação destes três construtos, nenhuma informação foi encontrada considerando amostras brasileiras.
Este estudo buscou contribuir para preencher esta lacuna.
O estudo contou com a participação de 208 estudantes universitários, sendo a maioria de uma universidade privada (63,8%), do sexo feminino (73,4%) e com idade média de 28 anos (DP = 7,0).
Estes responderam a dois instrumentos: Questionário dos Valores de Schwartz e Escala de Atitudes Ecocêntricas e Antropocêntricas, além de uma pergunta acerca da intenção de se engajar em comportamento pró-ambiental e questões demográficas.
Os resultados corroboraram estudos prévios, indicando que os valores de autotranscendência, especificamente os de orientação universalista, predizem atitudes e comportamentos pró-ambientais. Os resultados são discutidos, propondo a utilização dos valores hum...





Documentos relacionados