Pensamento e linguagem: percurso piagetiano de investigação Reportar como inadecuado




Pensamento e linguagem: percurso piagetiano de investigação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Psicologia em Estudo 2006, 11 1

Autor: Adrián Oscar Dongo Montoya

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122090014


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Dongo Montoya, Adrián Oscar Pensamento e linguagem: percurso piagetiano de investigação Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
1, enero-abril, 2006, pp.
119-127 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122090014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto PENSAMENTO E LINGUAGEM: PERCURSO PIAGETIANO DE INVESTIGAÇÃO * Adrián Oscar Dongo Montoya RESUMO.
O objetivo deste trabalho é mostrar o percurso da investigação de Piaget sobre as origens e as relações existentes entre a linguagem e o pensamento.
Para isso, analisaremos, num primeiro momento, os trabalhos iniciais desse autor sobre a evolução e socialização do pensamento e da linguagem na criança, destacando a explicação exógena dos seus progressos. Num segundo momento, analisaremos as pesquisas realizadas por ele nas décadas de trinta e quarenta do século XX sobre as origens sensório-motoras do pensamento e da linguagem, destacando a explicação endógena dos seus progressos.
Num terceiro momento, analisaremos estudos psicolingüísticos junto a crianças normais e crianças portadoras de deficiências, os quais confirmarão a pertinência da tese de Piaget sobre as origens do pensamento e da linguagem.
Finalmente, salientaremos algumas teses conclusivas desse autor, a propósito das críticas às teorias empiristas e positivistas contemporâneas, com vistas a diferenciar a singularidade da sua formulação teórica. Palavras-chave: pensamento e linguagem, percurso piagetiano, continuidade com reconstrução. LANGUAGE AND THOUGHT: PIAGETS COURSE OF INVESTIGATION ABSTRACT.
This study aims at d...





Documentos relacionados