Agressividade na adolescência: experiência e expressão da raiva Reportar como inadecuado




Agressividade na adolescência: experiência e expressão da raiva - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Sonia Regina Pasian ;Psicologia em Estudo 2006, 11 1

Autor: Nicole Medeiros Guimarães

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122090011


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Medeiros Guimarães, Nicole; Pasian, Sonia Regina Agressividade na adolescência: experiência e expressão da raiva Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
1, enero-abril, 2006, pp.
89-97 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122090011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 1 AGRESSIVIDADE NA ADOLESCÊNCIA: EXPERIÊNCIA E EXPRESSÃO DA RAIVA * Nicole Medeiros Guimarães Sonia Regina Pasian# RESUMO.
Este estudo buscou ampliar o conhecimento sobre a elaboração da impulsividade agressiva, através de seu componente raiva, na adolescência contemporânea.
Foram avaliados 120 adolescentes de ambos os sexos, de 15 a 19 anos, de escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto (SP), sem história prévia de transtornos sensoriais, cognitivos e-ou psiquiátricos.
Foram utilizados o INV – Forma C e o Inventário de Expressão da Raiva Traço Estado (STAXI), focalizando-se, neste trabalho, apenas os resultados do STAXI.
Houve diferenças significativas (teste Kruskal-Wallis e teste Mann-Withney) no nível de expressão de raiva dos adolescentes em função do sexo, nas escalas de “Raiva para Fora” e “Reação de “Raiva” do STAXI, onde meninos tiveram índices mais elevados que meninas.
O desempenho nessa técnica não variou significativamente em função do nível socioeconômico.
Estes resultados apontaram interferência do sexo na forma de os adolescentes vivenciarem e expressarem seus sentimentos de raiva, a partir dos indicadores do STAXI. Palavras-chave: adolescência, raiva, STAXI. AGGRESSIVENESS IN ADOLESCENCE: EXPERIENCE AND EXPRESSION OF ANG...





Documentos relacionados