Estudo comparativo das habilidades sociais de dependentes e não dependentes de álcool Reportar como inadecuado




Estudo comparativo das habilidades sociais de dependentes e não dependentes de álcool - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lélio Moura Lourenço ; Telmo Mota Ronzani ;Psicologia em Estudo 2006, 11 1

Autor: Poliana Patrício Aliane

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122090010


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Aliane, Poliana Patrício; Moura Lourenço, Lélio; Ronzani, Telmo Mota Estudo comparativo das habilidades sociais de dependentes e não dependentes de álcool Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
1, enero-abril, 2006, pp.
83-88 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122090010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ESTUDO COMPARATIVO DAS HABILIDADES SOCIAIS DE DEPENDENTES E NÃO DEPENDENTES DE ÁLCOOL Poliana Patrício Aliane* Lélio Moura Lourenço# ¶ Telmo Mota Ronzani RESUMO.
Este trabalho teve como objetivo principal avaliar e comparar diferenças nas habilidades sociais (HS) de dependentes e não dependentes de álcool.
Foram pesquisados 80 sujeitos, entre dependentes e não-dependentes, usuários do SUS, e usados dois instrumentos para coleta dos dados: Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e AUDIT (Alcohol Use Disorder Identification Test).
Foi realizado um estudo comparativo das HS entre os grupos de dependentes e não-dependentes de álcool e álcool e outras drogas (AOD).
Os resultados obtidos mostraram não existir diferença no escore do IHS entre dependentes e não-dependentes.
Os homens obtiveram maior média nas habilidades de conversação e desenvoltura social e autocontrole da agressividade que as mulheres e, na amostra masculina, dependentes de álcool apresentaram maior média na habilidade de autocontrole da agressividade que dependentes de AOD.
Apesar de a literatura sobre o tema discutir os déficits de HS entre dependentes, este estudo não confirmou esta hipótese. Palavras-chave: alcoolismo, avaliação de habilidades sociais, Inve...





Documentos relacionados