Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho Reportar como inadecuado




Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Camila de Sousa Pereira ; Zilda Aparecida Pereira Del Prette ; Almir Del Prette ;Psicologia em Estudo 2006, 11 1

Autor: Fabiana Cia

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122090009


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Cia, Fabiana; de Sousa Pereira, Camila; Pereira Del Prette, Zilda Aparecida; Del Prette, Almir Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
1, enero-abril, 2006, pp.
73-81 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122090009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHO1 Fabiana Cia* Camila de Sousa Pereira# ¶ Zilda Aparecida Pereira Del Prette æ Almir Del Prette RESUMO.
O presente estudo teve por objetivos: (a) comparar-correlacionar indicadores do repertório de habilidades sociais e do envolvimento dos pais na educação dos filhos e (b) comparar mães e pais nos dois conjuntos de medidas. Participaram deste estudo 22 mães e 13 pais que tinham um filho na 1a série.
Ambos os pais preencheram o questionário Qualidade da Interação Familiar na Visão dos Pais e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-DelPrette).
A análise dos dados indicou que não houve diferença na intensidade do envolvimento de mães e pais com os filhos e que os cônjuges com maior repertório de habilidades sociais apresentaram maior envolvimento na educação dos filhos.
Tais resultados são tomados como sugestivos da importância do repertório de habilidades sociais educativas dos pais para maximizar o desenvolvimento infantil e da necessidade de programas nessa área junto aos pais, visando melhorar a qualidade de seu relacionamento com os filhos. Palavras-chave: habilidades sociais, habilidades sociais educativas, relacionamento pais-filhos. PARENTS SOCIAL SK...





Documentos relacionados