História da saúde mental infantil: a criança brasileira da colônia à república velha Reportar como inadecuado




História da saúde mental infantil: a criança brasileira da colônia à república velha - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Psicologia em Estudo 2006, 11 1

Autor: Paulo Rennes Marçal Ribeiro

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122090004


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Marçal Ribeiro, Paulo Rennes História da saúde mental infantil: a criança brasileira da Colônia à República Velha Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
1, enero-abril, 2006, pp.
29-38 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122090004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto HISTÓRIA DA SAÚDE MENTAL INFANTIL: A CRIANÇA BRASILEIRA DA COLÔNIA À REPÚBLICA VELHA Paulo Rennes Marçal Ribeiro* RESUMO.
Este texto descreve a trajetória da Saúde Mental e dos cuidados à infância no Brasil da Colônia à República Velha. No período colonial não havia cuidados especiais à criança.
O que temos para compreender a criança colonial são relatos descritos em documentos, tratados e cartas da época, e em descrições de viajantes que aqui aportaram para conhecer o Novo Mundo.
Depois do século XVIII a urbanização das cidades requer a intervenção médica nas questões de higiene e saúde, e gradativamente muda a concepção de criança, primeiro na Europa, depois no Brasil, chegando o século XIX com médicos preocupados com a questão da mortalidade infantil e com os cuidados que se deveria ter com a criança, negligenciada até então.
É no século XIX que se inicia a institucionalização dos saberes médicos e psicológicos aplicados à infância e é quando podemos obter mais registros sobre que cuidados eram reservados à criança. Palavras-chave: saúde mental, infância, história da infância. HISTORY OF CHILDHOOD MENTAL HEALTH: BRAZILIAN CHILD FROM COLONY TO OLD REPUBLIC ABSTRACT.
This paper proposes a reflection on Child Mental Health in Brazil ...





Documentos relacionados