A imagem da infância nas teses da faculdade de medicina do rio de janeiro - 1832-1930 Reportar como inadecuado




A imagem da infância nas teses da faculdade de medicina do rio de janeiro - 1832-1930 - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Ana Maria Jacó-Vilela ; Marcelo de Almeida Ferreri ;Psicologia em Estudo 2006, 11 1

Autor: Adriana Amaral do Espírito Santo

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122090003


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil do Espírito Santo, Adriana Amaral; Jacó-Vilela, Ana Maria; de Almeida Ferreri, Marcelo A imagem da infância nas teses da faculdade de medicina do Rio de Janeiro - (1832-1930) Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
1, enero-abril, 2006, pp.
19-28 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122090003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A IMAGEM DA INFÂNCIA NAS TESES DA FACULDADE DE MEDICINA DO RIO DE JANEIRO - (1832-1930)1 Adriana Amaral do Espírito Santo* Ana Maria Jacó-Vilela# Marcelo de Almeida Ferreri¶ RESUMO.
Este trabalho procura analisar historicamente o conceito de infância no Brasil e como a representação infantil passou de um papel secundário no sistema colonial a foco das preocupações no século XIX, através da atuação dos médicos higienistas.
A partir da análise das teses de doutoramento da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro que discorrem sobre a criança, produzidas no período de 1832 a 1930, procuramos investigar de que maneira a construção e disciplina do corpo infantil se refletem no desenvolvimento de uma ciência psicológica.
Neste percurso, deparamo-nos com discussões sobre temas que englobam não apenas o corpo, mas também a compreensão da alma infantil, sob a influência do paradigma científico e das teorias evolucionistas vigentes à época.
Além disso, associada à imagem infantil, também encontramos a importância da mulher - enquanto mãe e ama - como mantenedora da família, constituindo uma nova moldagem também da figura feminina. Palavras-chave: infância, medicina, psicologia. THE IMAGE OF CHILDREN IN TH...





Documentos relacionados