O tratamento odontológico como gerador de ansiedade Reportar como inadecuado




O tratamento odontológico como gerador de ansiedade - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Karina Camillo Carrascoza ; Antonio Bento Alves de Moraes ; Áderson Luiz Costa Jr ;Psicologia em Estudo 2007, 12 3

Autor: Rosana de Fátima Possobon

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122098018


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Possobon, Rosana de Fátima; Camillo Carrascoza, Karina; Alves de Moraes, Antonio Bento; Costa Jr, Áderson Luiz O tratamento odontológico como gerador de ansiedade Psicologia em Estudo, vol.
12, núm.
3, diciembre, 2007, pp.
609-616 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122098018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O TRATAMENTO ODONTOLÓGICO COMO GERADOR DE ANSIEDADE * Rosana de Fátima Possobon # Karina Camillo Carrascoza ¶ Antonio Bento Alves de Moraes æ Áderson Luiz Costa Jr RESUMO.
A situação de tratamento odontológico é potencialmente ansiogênica para todos os envolvidos.
Do ponto de vista do paciente, aspectos clínicos - em especial os invasivos, tais como a injeção da anestesia - e aspectos relacionados aos comportamentos do profissional podem gerar ansiedade e respostas de esquiva ao tratamento.
Para o cirurgião-dentista, a necessidade de lidar com a ansiedade do paciente, que requer, muitas vezes, estratégias diferenciadas de manejo do comportamento, além de toda a exigência pela perfeição técnica e atualização de conhecimentos clínicos, pode tornar estressante sua rotina de trabalho.
A situação se agrava na medida em que a formação do profissional de odontologia seja deficiente na aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre a relação profissional-paciente e estratégias de manejo de comportamentos. Palavras-chave: relação profissional-paciente, medo de dentista, ansiedade. DENTAL TREATMENT AS A CAUSE OF ANXIETY ABSTRACT.
Dental treatment causes anxiety in patients and professionals.
In the case of pati...





Documentos relacionados