Vinte anos do mst: a psicologia nesta história Reportar como inadecuado




Vinte anos do mst: a psicologia nesta história - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Psicologia em Estudo 2007, 12 3

Autor: Eliane Domingues

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122098014


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Domingues, Eliane Vinte anos do MST: a psicologia nesta história Psicologia em Estudo, vol.
12, núm.
3, diciembre, 2007, pp.
573-582 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122098014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto VINTE ANOS DO MST: A PSICOLOGIA NESTA HISTÓRIA Eliane Domingues * RESUMO.
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) completou vinte anos em 2004.
Ao longo de sua existência vem despertando o interesse de pesquisadores de diversas áreas, principalmente da Educação e da Sociologia.
No entanto, ainda existem poucos trabalhos na Psicologia sobre o MST.
Mapear a produção científica geral sobre o MST e analisar a produção específica da Psicologia sobre esta temática é o que se propôs esta pesquisa.
Com esse objetivo, foi realizada uma busca online no banco de teses da Capes, abrangendo o período de 1987 a 2004.
Todos os resumos encontrados foram impressos e categorizados.
Através dos resumos foram identificadas as teses e dissertações desenvolvidas em programas de pós-graduação em Psicologia, as quais, por sua vez, foram lidas em sua totalidade, buscando-se identificar as questões orientadoras, principais resultados e conclusões das pesquisas.
Destaca-se a necessidade de estudos sobre a infância, desterritorialização e sofrimento psíquico e saúde mental no campo. Palavras-chave: MST, estado da arte, pesquisa bibliográfica. LANDLESS PEASANTS’ MOVEMENT AFTER TWENTY YEARS: PSYCHOLOGY AND THE MOVEMENT’S HISTORY ABSTRACT.
The Landless Peasants’ Movement (MST) in Brazil commemorated twenty years in 2004.
T...





Documentos relacionados