Redefinindo o significado da atividade profissional para as mulheres: o caso das pequenas empresárias Reportar como inadecuado




Redefinindo o significado da atividade profissional para as mulheres: o caso das pequenas empresárias - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Lúcia Rocha-Coutinho ;Psicologia em Estudo 2007, 12 3

Autor: Beatriz Lucas Losada

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122098006


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Lucas Losada, Beatriz; Rocha-Coutinho, Maria Lúcia Redefinindo o significado da atividade profissional para as mulheres: o caso das pequenas empresárias Psicologia em Estudo, vol.
12, núm.
3, diciembre, 2007, pp.
493-502 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122098006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto REDEFININDO O SIGNIFICADO DA ATIVIDADE PROFISSIONAL PARA AS MULHERES: O CASO DAS PEQUENAS EMPRESÁRIAS * Beatriz Lucas Losada # Maria Lúcia Rocha-Coutinho RESUMO.
Este artigo apresenta parte dos resultados de um estudo que investigou como pequenas empresárias do Estado do Rio de Janeiro percebem a atividade profissional, a maternidade e a conciliação trabalho-família.
Nossos resultados apontam para o fato de que, se antes a maternidade definia a vida da mulher, agora, apesar de ser vista como essencial para a completa realização da mulher, ela parece já não ser suficiente para sua plena satisfação pessoal.
Desenvolver uma atividade profissional é, para elas, não apenas fonte de sustento, mas, em especial, algo extremamente importante em suas vidas, e que se fez presente, inclusive, nos projetos e planos por elas traçados.
Assim, estas duas esferas de atuação, a família e o trabalho, que, num primeiro momento, parecem mutuamente excludentes, acabam por ser vividas e assumidas concomitantemente no cotidiano, o que traz conseqüências importantes para a vida da mulher atual. Palavras-chave: mulher, pequenas empresárias, atividade profissional. WOMEN WHO RUN SMALL ENTERPRISES: REDIFINING THE IMPORTANCE OF PROFESSIONAL ACTIVITY ABSTRACT.
T...





Documentos relacionados