Os sentidos do trabalho de limpeza e conservação Reportar como inadecuado




Os sentidos do trabalho de limpeza e conservação - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Psicologia em Estudo 2007, 12 3

Autor: Maria Fernanda Diogo

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122098005


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Diogo, Maria Fernanda Os sentidos do trabalho de limpeza e conservação Psicologia em Estudo, vol.
12, núm.
3, diciembre, 2007, pp.
483-492 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122098005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto OS SENTIDOS DO TRABALHO DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO1 * Maria Fernanda Diogo RESUMO.
À luz da perspectiva histórico-dialética, este artigo busca refletir sobre alguns sentidos de ser trabalhadora do setor de limpeza e conservação em uma empresa prestadora de serviços.
O método de análise é progressivoregressivo, destacando a objetivação das subjetividades e resgatando a particularidade no universal, numa dimensão que envolve passado, presente e futuro.
Na gênese da busca desta profissão está, a necessidade econômica aliada à baixa escolaridade.
Nos sentidos cotidianamente atribuídos ao trabalho destacaram-se aspectos desvalorizantes, contudo este demonstrou ser importante e central na vida destas mulheres.
Sua positividade esteve associada ao sentido de “ser trabalhadora”, ou seja, possuir um emprego amparado pela legislação trabalhista, deste prover o sustento familiar, e também, pelo trabalho propiciar contatos sociais extradomésticos amistosos.
Quanto à dimensão de futuro, esta profissão foi sentida como pouco atrativa, e a mudança de emprego ocorre, na maioria dos casos, se surgir outra possibilidade de inserção profissional. Palavras-chave: trabalho, sentidos do trabalho, perspectiva histórico-dialética. SIGNIFICANCE IN CLEANING AND CONSERVATION ACTIVITIES ABSTRACT.
Based on the historical and di...





Documentos relacionados