Sofrimento psíquico em trabalhadores de enfermagem de uma unidade de oncologia Reportar como inadecuado




Sofrimento psíquico em trabalhadores de enfermagem de uma unidade de oncologia - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Alexandra Iglesias ; Priscila Fernandes Valverde ;Psicologia em Estudo 2007, 12 3

Autor: Luziane Zacché Avellar

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122098004


Introducción



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Zacché Avellar, Luziane; Iglesias, Alexandra; Fernandes Valverde, Priscila Sofrimento psíquico em trabalhadores de enfermagem de uma unidade de oncologia Psicologia em Estudo, vol.
12, núm.
3, diciembre, 2007, pp.
475-481 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122098004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto SOFRIMENTO PSÍQUICO EM TRABALHADORES DE ENFERMAGEM DE UMA UNIDADE DE ONCOLOGIA1 * Luziane Zacché Avellar # Alexandra Iglesias # Priscila Fernandes Valverde RESUMO.
Esta pesquisa focalizou a realidade de trabalho de técnicos de enfermagem do setor de oncologia de um hospital de Vitória - ES.
A nossa hipótese foi que o cenário de múltiplas demandas - com profissionais que vivenciam uma expectativa constante de situações de emergência e de concentração de pacientes graves, sujeitos a internações prolongadas, isolamento e mudanças súbitas no estado geral - contribui para a criação de um ambiente de trabalho que gera sofrimento psíquico no trabalhador.
Para a coleta dos dados utilizamos a técnica de observação participante e entrevista semi-estruturada.
Os dados foram analisados segundo metodologia qualitativa.
Os resultados encontrados indicam que estes fatores combinados contribuem para a criação de um ambiente de trabalho que se caracteriza como estressante e gerador de uma atmosfera emocional comprometida, evidenciando a necessidade de se criarem espaços onde se possa falar dos mais variados sentimentos que decorrem da rotina de trabalho e causam sofrimento psíquico. Palavras-chave: estresse psíquico, saúde mental, saúde do t...





Documentos relacionados