Leitura-compreensão, escrita e sucesso académico: um estudo de diagnóstico em quatro universidades portuguesas Reportar como inadecuado




Leitura-compreensão, escrita e sucesso académico: um estudo de diagnóstico em quatro universidades portuguesas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

José Tavares ;Psicologia Escolar e Educacional 2005, 9 2

Autor: Ana Paula Cabral

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282321816003


Introducción



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Cabral, Ana Paula; Tavares, José LEITURA-COMPREENSÃO, ESCRITA E SUCESSO ACADÉMICO: UM ESTUDO DE DIAGNÓSTICO EM QUATRO UNIVERSIDADES PORTUGUESAS Psicologia Escolar e Educacional, vol.
9, núm.
2, 2005, pp.
203-213 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282321816003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psicologia Escolar e Educacional, 2005 Volume 9 Número 2 203-213 LEITURA-COMPREENSÃO, ESCRITA E SUCESSO ACADÉMICO: UM ESTUDO DE DIAGNÓSTICO EM QUATRO UNIVERSIDADES PORTUGUESAS COMPREENSÃO, ESCRITA E SUCESSO ACADÉMICO Ana Paula Cabral1 José Tavares2 Resumo A investigação que nos propomos apresentar desenvolveu-se em torno do papel das competências de leitura, compreensão e escrita para o Sucesso Académico no Ensino Superior.
Foi feita aplicação coletiva do Questionário sobre Leitura, Compreensão e Escrita no Ensino Superior a fim de apontar as estratégias mais utilizadas pelos estudantes procurando determinar níveis de competência, analisar o seu grau de dificuldades e de disponibilidade para receber formação especializada, detectar o grau de importância por estes atribuído a estas competências para o sucesso académico, determinar o índice de correlação entre estas competências e sucesso académico e comparar as suas expectativas com o nível de desenvolvimento atingido após a sua entrada no Ensino Superior.
Os resultados obtidos demonstram que estas competências desempenham um papel importante nas tarefas de aprendizagem dos estudantes e tendem a estar...





Documentos relacionados