Focos de intervenção em psicologia escolar Reportar como inadecuado




Focos de intervenção em psicologia escolar - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Psicologia Escolar e Educacional 2005, 9 1

Autor: Edla Grisard Caldeira de Andrada

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282321815019


Introducción



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Caldeira de Andrada, Edla Grisard FOCOS DE INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR Psicologia Escolar e Educacional, vol.
9, núm.
1, 2005, pp.
163-165 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282321815019 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Sugestões Práticas FOCOS DE INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR Edla Grisard Caldeira de Andrada1 Atualmente o Psicólogo Escolar é um profissional muito requisitado por educadores, equipe escolar e famílias, porém, é ainda compreendido, na maioria das vezes, como “aquele que pode tratar os alunos problemas e devolvê-los à sala de aula bem ajustados”. Essa visão caracteriza e fundamenta a intervenção clínica, uma prática que precisa ser abolida das Escolas, e revela a necessidade do estabelecimento de matrizes teóricas que fundamentem a prática deste profissional tão requisitado e tão pouco compreendido.
Entre as tarefas descritas pelo CFP na resolução nº 014-00 destaco as seguintes possibilidades de atuação do psicólogo escolar: a) aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino-aprendizagem, em análises e intervenções psicopedagógicas; referentes ao desenvolvimento humano, às relações interpessoais e à integração famíliacomunidade-escola, para promover o desenvolvimento integral do ser; b) analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às n...





Documentos relacionados