Comportamento social na escola: diferenças entre gênero e séries Reportar como inadecuado




Comportamento social na escola: diferenças entre gênero e séries - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Josiane Maria de Freitas Tonelotto ;Psicologia Escolar e Educacional 2005, 9 1

Autor: Laura Fogaça Saud

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282321815005


Introducción



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Fogaça Saud, Laura; de Freitas Tonelotto, Josiane Maria COMPORTAMENTO SOCIAL NA ESCOLA: DIFERENÇAS ENTRE GÊNERO E SÉRIES Psicologia Escolar e Educacional, vol.
9, núm.
1, 2005, pp.
47-57 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282321815005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psicologia Escolar e Educacional, 2005 Volume 9 Número 1 47-57 COMPORTAMENTO SOCIAL NA ESCOLA: DIFERENÇAS ENTRE GÊNERO E SÉRIES COMPORTAMENTO SOCIAL NA ESCOLA Laura Fogaça Saud 1 Josiane Maria de Freitas Tonelotto2 Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento social em um grupo de escolares, e verificar as diferenças entre os mesmos tendo em vista aspectos como sintomas emocionais, problemas de conduta, hiperatividade, problemas de relacionamento com colegas e comportamento prósocial, contemplados no instrumento SDQ (Strengths Difficulties Questionnaire) que avalia desordens psiquiátricas relacionadas ao comportamento social.
Participaram da pesquisa crianças com idade média de 9 anos e 6 meses, cursando a 3a e 4a séries do ensino fundamental de uma escola da rede particular de ensino, sendo 24 do gênero feminino e 17 do gênero masculino.
Os resultados demonstraram que para comportamento pró-social não foram observadas diferenças quanto ao gênero.
Com relação às médias obtidas em dificuldades sociais de acordo com a série, foram encontradas diferenças em problemas de conduta, problema de relacionamento com colegas e total de dificuldades.
Para comportamento pró-social, ...





Documentos relacionados