Criatividade no trabalho docente segundo professores de história: limites e possibilidades Reportar como inadecuado




Criatividade no trabalho docente segundo professores de história: limites e possibilidades - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Eunice Maria Lima Soriano de Alencar ;Psicologia Escolar e Educacional 2005, 9 1

Autor: Maria de Fátima Magalhães Mariani

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282321815003


Introducción



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Magalhães Mariani, Maria de Fátima; Lima Soriano de Alencar, Eunice Maria CRIATIVIDADE NO TRABALHO DOCENTE SEGUNDO PROFESSORES DE HISTÓRIA: LIMITES E POSSIBILIDADES Psicologia Escolar e Educacional, vol.
9, núm.
1, 2005, pp.
27-35 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282321815003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psicologia Escolar e Educacional, 2005 Volume 9 Número 1 27-35 CRIATIVIDADE NO TRABALHO DOCENTE SEGUNDO PROFESSORES DE HISTÓRIA: LIMITES E POSSIBILIDADES CRIATIVIDADE NO TRABALHO DOCENTE Maria de Fátima Magalhães Mariani1 Eunice Maria Lima Soriano de Alencar2 Resumo Foi objetivo do presente estudo investigar componentes da organização do trabalho pedagógico e elementos de caráter pessoal-individual que agem como inibidores e facilitadores da expressão da criatividade do professor de História.
Participaram do estudo 16 professores de História de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental de cinco escolas públicas e cinco escolas particulares de Brasília, Distrito Federal.
Utilizou-se a entrevista semiestruturada na coleta dos dados.
Realizou-se análise de conteúdo, elaborando-se categorias que abrangeram o conteúdo das respostas obtidas.
Vários aspectos foram identificados como estímulos e limites à criatividade no trabalho docente.
Liberdade e a paixão pelo trabalho foram os facilitadores mais enfatizados.
Problemas no relacionamento professor-aluno foi um dos limites mais destacado.
Este estudo contribui para desvelar aspectos que impedem a expres...





Documentos relacionados