Adolescência e morte: representações e significados Reportar como inadecuado




Adolescência e morte: representações e significados - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Psicologia Escolar e Educacional 2011, 15 2

Autor: Elaine Teresinha Dal Mas Dias

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282321817009


Introducción



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Dal Mas Dias, Elaine Teresinha Adolescência e morte: representações e significados Psicologia Escolar e Educacional, vol.
15, núm.
2, julio-diciembre, 2011, pp.
273-281 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282321817009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Adolescência e morte: representações e significados Elaine Teresinha Dal Mas Dias Resumo Esta pesquisa analisa a representação da morte por sete adolescentes, alunos de uma escola privada do município de São Paulo.
Acompanha longitudinalmente as mudanças ocorridas nesse processo, por intermédio de produções escritas realizadas nas aulas de Língua Portuguesa.
A amostra é composta de 21 redações realizadas em anos alternados, iniciadas na 6ª série do ensino básico, mediadas pela leitura e discussão do livro A morte tem sete herdeiros, e concluídas no 2º ano do Ensino Médio.
As composições mostram: discreta influência do texto literário, insignificante alteração decorrente do amadurecimento, a força da transmissão sociocultural de ideias e fantasias, a manutenção do conflito humano entre o natural e o inevitável, a permanência do sentido individual e singular das ressignificações das experiências coletivas e a negação do aniquilamento, mantida pela crença da reencarnação.
Observa-se, ainda, a importância de um espaço escolar de reflexão sobre a morte. Palavras-chave: Morte, adolescência, escola. Adolescence and death: representation and meaning Abstract In this work we study the represe...





Documentos relacionados