Das relações entre educação e psicologia na perspectiva de uma educadora Reportar como inadecuado




Das relações entre educação e psicologia na perspectiva de uma educadora - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Psicologia Escolar e Educacional 2012, 16 2

Autor: Laurinda Ramalho de Almeida

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282325269018


Introducción



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Ramalho de Almeida, Laurinda Das relações entre educação e psicologia na perspectiva de uma educadora Psicologia Escolar e Educacional, vol.
16, núm.
2, julio-diciembre, 2012, pp.
341-348 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282325269018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto História Das relações entre educação e psicologia na perspectiva de uma educadora Laurinda Ramalho de Almeida Resumo Este trabalho objetiva apresentar a visão de uma educadora sobre as relações entre Psicologia (como ciência e como profissão) e Educação, nos cinquenta anos em que atuou nos vários segmentos do ensino: ensino fundamental, médio e superior.
Situa como eixo para discutir essas relações o Grupo de Trabalho (GT) Psicologia da Educação, na 22ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped), em 1999.
Nessa reunião, o GT discutiu a temática Contribuições da Psicologia à Educação nos últimos trinta anos, apresentando as contribuições de Rogers, Skinner, Freud, Piaget, Vigotski e Wallon.
O trabalho relaciona o encontro da educadora com as várias abordagens teóricas, priorizando apresentar as implicações educacionais da psicogenética walloniana.
Finaliza apontando a relação dialética entre Psicologia e Educação, que se alimentam reciprocamente, oferecendo, uma à outra, elementos para melhor compreensão do fenômeno educativo e do ser humano. Palavras-chave: Psicologia – teoria, Psicologia Educacional, educação. Of...





Documentos relacionados