Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais Reportar como inadecuado




Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Lidia Natalia Dobrianskyj Weber ;Psicologia Escolar e Educacional 2012, 16 2

Autor: Ana Priscila Batista

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282325269013


Introducción



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Batista, Ana Priscila; Dobrianskyj Weber, Lidia Natalia Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais Psicologia Escolar e Educacional, vol.
16, núm.
2, julio-diciembre, 2012, pp.
299-307 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282325269013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Estilos de liderança de professores: aplicando o modelo de estilos parentais Ana Priscila Batista Lidia Natalia Dobrianskyj Weber Resumo Professores orientam os comportamentos das crianças estabelecendo diferentes climas emocionais no uso das estratégias educativas em sala de aula.
Esse trabalho busca delinear uma análise dos estilos de liderança de professores aplicando o modelo de estilos parentais.
Inicialmente, foi feita uma análise de literatura realizando uma busca nas bases de dados: Scielo, Science Direct e Scopus, utilizando os descritores: teachers’ leadership styles, teachers’ teaching styles e school leadership.
Com essa busca constatou-se que existem diversas definições, formas de análise e variáveis estudadas, conforme a teoria adotada.
Posteriormente, foi realizada a análise da relação professor-aluno aplicando o modelo de estilos parentais, que apresenta uma análise do sistema das relações a partir de duas dimensões: responsividade e exigência.
Assim, foram categorizados quatro estilos de liderança: autoritário, permissivo, negligente e participativo.
Conclui-se que o modelo de estilo parental fornece uma boa base teórica para pautar a anál...





Documentos relacionados