Desenvolvimento do psiquismo e formação de conceitos científicos: apontamentos para a educação física Reportar como inadecuado




Desenvolvimento do psiquismo e formação de conceitos científicos: apontamentos para a educação física - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Psicologia Escolar e Educacional 2016, 20 3

Autor: Matheus Bernardo Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282349447013


Introducción



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Silva, Matheus Bernardo Desenvolvimento do psiquismo e formação de conceitos científicos: apontamentos para a Educação Física Psicologia Escolar e Educacional, vol.
20, núm.
3, septiembre-diciembre, 2016, pp.
533542 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282349447013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto http:--dx.doi.org-10.1590-2175-3539-2015-02031039 Desenvolvimento do psiquismo e formação de conceitos científicos: apontamentos para a Educação Física Matheus Bernardo Silva Universidade Federal do Paraná – Curitiba – PR – Brasil Resumo O objetivo principal do artigo é contribuir com a discussão sobre a formação de conceitos científicos no âmbito da Educação Física escolar. Enfatizaa reflexão sobre a formação de conceitos científicos da cultura corporal, que consideramos como o objeto de conhecimento da Educação Física.
Trata-se de um trabalho teórico-bibliográfico, balizado pelos referenciais da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Levantou-se a hipótese de que o trato com a cultura corporal, no interior da prática pedagógica, deve enfocar a formação de conceitos científicos, em proveito da elevação do pensamento teórico-científico do aluno.
Para tanto, abordaram-se as seguintes questões: análise do desenvolvimento do psiquismo humano; conceptualização da cultura corporal; explicitação de elementos didático-metodológicos para a prática pedagógica, com ênfase na formação de conceitos científicos...





Documentos relacionados