A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar Reportar como inadecuado




A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marilda Gonçalves Dias Facci ;Psicologia Escolar e Educacional 2016, 20 3

Autor: Fabrício Rodrigues de Moura

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282349447010


Introducción



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Rodrigues de Moura, Fabrício; Gonçalves Dias Facci, Marilda A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar Psicologia Escolar e Educacional, vol.
20, núm.
3, septiembre-diciembre, 2016, pp.
503514 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282349447010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto http:--dx.doi.org-10.1590-2175-3539-2015-02031036 A atuação do psicólogo escolar no ensino superior: configurações, desafios e proposições sobre o fracasso escolar Fabrício Rodrigues de Moura Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campo Mourão – PR – Brasil Marilda Gonçalves Dias Facci Universidade Estadual de Maringá – Maringá – PR – Brasil Resumo O Ensino Superior é um campo em que o psicólogo vem ganhando espaço para atuar, principalmente para minimizar o fracasso escolar.
Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a atuação do psicólogo escolar no Ensino Superior e o posicionamento que este profissional assume diante do fracasso escolar, a partir dos fundamentos da Psicologia Histórico-Cultural.
Para compreender esse processo analisamos o quadro atual do Ensino Superior no Brasil, a inserção do psicólogo escolar neste nível de ensino e apresentaremos uma pesquisa realizada com 13 destes profissionais.
Por fim, expomos algumas propostas de atuação: intervenção com alunos monitores; na recepção de calouros; com movimentos estudantis e na intervenção com gestores, coordenadore...





Documentos relacionados