Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: estudo em uma universidade portuguesa Reportar como inadecuado




Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: estudo em uma universidade portuguesa - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira ; Leandro da Silva Almeida ;Psicologia Escolar e Educacional 2016, 20 3

Autor: Ana Claudia Rodrigues Fernandes

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282349447008


Introducción



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Rodrigues Fernandes, Ana Claudia; Santos Lopes de Oliveira, Maria Cláudia; da Silva Almeida, Leandro Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: Estudo em uma universidade portuguesa Psicologia Escolar e Educacional, vol.
20, núm.
3, septiembre-diciembre, 2016, pp.
483492 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282349447008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto http:--dx.doi.org-10.1590-2175-3539-2015-02031024 Inclusão de estudantes com deficiências na universidade: Estudo em uma universidade portuguesa Ana Claudia Rodrigues Fernandes Universidade de Brasília – Brasília – DF – Brasil Maria Cláudia Santos Lopes de Oliveira Universidade de Brasília – Brasília – DF – Brasil Leandro da Silva Almeida Universidade do Minho – Braga – Portugal Resumo Contemporaneamente o ensino superior é considerado um contexto implicado na promoção da cidadania, além da formação acadêmica e profissional, em que a inclusão de pessoas com deficiência se torna questão de crescente importância.
Neste artigo apresentamos os resultados de um estudo que teve como objetivo explorar as concepções de oito estudantes de uma universidade de Portugal sobre os desafios enfrentados ao experimentarem a inclusão nesse nível de ensino.
A coleta de dados envolveu entrevistas semi-estruturadas individuais  e questionário online, analisados de acordo com um sistema de categorização aberto.
Os resultados informam que no ambiente da universidade há pouco conhecimento dispon...





Documentos relacionados