Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar Reportar como inadecuado




Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Eliane Sousa de Oliveira Fernandes ;Psicologia Escolar e Educacional 2016, 20 3

Autor: Acácia Aparecida Angeli dos Santos

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282349447006


Introducción



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Angeli dos Santos, Acácia Aparecida; Sousa de Oliveira Fernandes, Eliane Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar Psicologia Escolar e Educacional, vol.
20, núm.
3, septiembre-diciembre, 2016, pp.
465473 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282349447006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto http:--dx.doi.org-10.1590-2175-3539-2015-02031013 Habilidade de escrita e compreensão de leitura como preditores de desempenho escolar Acácia Aparecida Angeli dos Santos Universidade São Francisco – Itatiba – SP – Brasil Eliane Sousa de Oliveira Fernandes Universidade São Francisco – Itatiba – SP – Brasil Resumo A escrita e a compreensão de leitura se relacionam à capacidade de comunicação do ser humano por meio de símbolos escritos, estando vinculados ao desempenho acadêmico.
Este estudo objetivou buscar relações entre instrumentos que avaliam escrita e compreensão de leitura, e verificar o valor preditivo destes para o desempenho escolar.
Investigou, também, eventuais diferenças no desempenho de crianças nesses testes quanto ao sexo e série escolar.
Participaram 485 crianças, de 6 a 12 anos, de ambos os sexos, recrutados nas cinco regiões brasileiras. Os instrumentos utilizados foram Escala de Avaliação da Escrita – EAVE, Teste de Cloze e Teste de Desempenho Escolar – TDE.
Os resultados evidenciaram correlações significativas e fortes entre todos os testes e apontaram o EAVE e o Cloze como capazes de prever o de...





Documentos relacionados