Educação inclusiva no ensino superior: um novo desafio Reportar como inadecuado




Educação inclusiva no ensino superior: um novo desafio - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marie Claire Sekkel ;Psicologia Ciência e Profissão 2007, 27 4

Autor: Marian A.
L.
Dias Ferrari


Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282021759006


Introducción



Psicologia Ciência e Profissão ISSN: 1414-9893 revista@pol.org.br Conselho Federal de Psicologia Brasil Dias Ferrari, Marian A.
L.; Sekkel, Marie Claire Educação Inclusiva no Ensino Superior: Um Novo Desafio Psicologia Ciência e Profissão, vol.
27, núm.
4, 2007, pp.
636-647 Conselho Federal de Psicologia Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282021759006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 636 Educação Inclusiva no Ensino Superior: Um Novo Desafio Inclusive education at higher education: A new challenge Marian A.
L. Dias Ferrari & Marie Claire Sekkel Artigo Universidade de São Paulo PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2007, 27 (4), 636-647 637 PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2007, 27 (4), 636-647 Resumo: O crescente ingresso de alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino torna necessário um aprofundamento na reflexão sobre a educação inclusiva.
Este artigo tem por objetivo discutir os desafios da educação inclusiva no ensino superior.
Com essa finalidade, retomamos a história da Universidade, verificamos seus objetivos e características principais, suas determinações nas instituições de ensino superior brasileiras e analisamos o percurso da educação inclusiva no cenário mundial e nacional.
A partir daí, levantamos questões específicas da educação inclusiva no ensino superior e identificamos três níveis de desafios a serem enfrentados: a tomada de posição das instituições sobre os objetivos e a elegibilidade dos alunos para seus cursos, a necessidade de formação pedagógica dos professores do ensino superior para a educação inclusiva e, por fim, uma prática educativa que propicie a participação de alunos ...





Documentos relacionados