Um diálogo entre um cristão ortodoxo e um behaviorista radical Reportar como inadecuado




Um diálogo entre um cristão ortodoxo e um behaviorista radical - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Alexandre Dittrich ;Psicologia Ciência e Profissão 2007, 27 3

Autor: Tyffanne Serra Paraná Rodrigues

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282021757011


Introducción



Psicologia Ciência e Profissão ISSN: 1414-9893 revista@pol.org.br Conselho Federal de Psicologia Brasil Serra Paraná Rodrigues, Tyffanne; Dittrich, Alexandre Um Diálogo entre um Cristão Ortodoxo e um Behaviorista Radical Psicologia Ciência e Profissão, vol.
27, núm.
3, 2007, pp.
522-537 Conselho Federal de Psicologia Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282021757011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 522 Um Diálogo entre um Cristão Ortodoxo e um Behaviorista Radical A dialogue between an orthodox christian and a radical behaviorist Tyffanne Serra Paraná Rodrigues & Alexandre Dittrich Artigo Universidade Federal do Paraná PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2007, 27 (3), 522-537 523 PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2007, 27 (3), 522 - 53 Resumo:Este artigo discute a religião através de um diálogo entre dois sujeitos fictícios: Tommaso, um behaviorista radical e defensor da idéia skinneriana de que a religião não se diferencia de outras formas de controle, e Gottlieb, um cristão ortodoxo e entusiasta da religiosidade. As posições de Tommaso baseiam-se em uma ampla revisão sobre a religião na literatura behaviorista radical, que incluem todos os livros de B.
F.
Skinner; por sua vez, textos favoráveis à religiosidade, ainda que nem todos mencionem teorias psicológicas, têm Gottlieb como seu portavoz.
Além de se constituir em uma análise conceitual abrangente no interior da literatura behaviorista-skinneriana, este trabalho, favorecendose do método dialógico de exposição e, assim, recriando discussões dialéticas nas quais Gottlieb representa o interlocutor oculto nos textos behavioristas, que poderia apresentar argumentos semelhantes aos por ...





Documentos relacionados