O cientificismo como obstáculo à compreensão ético-política da psicologia Reportar como inadecuado




O cientificismo como obstáculo à compreensão ético-política da psicologia - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

João Batista Martins ;Psicologia Ciência e Profissão 2013, 33

Autor: Hernani Pereira dos Santos

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282029397006


Introducción



Psicologia Ciência e Profissão ISSN: 1414-9893 revista@pol.org.br Conselho Federal de Psicologia Brasil Pereira dos Santos, Hernani; Batista Martins, João O Cientificismo como Obstáculo à Compreensão Ético-Política da Psicologia Psicologia Ciência e Profissão, vol.
33, 2013, pp.
42-53 Conselho Federal de Psicologia Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282029397006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 42 42 O Cientificismo como Obstáculo à Compreensão ÉticoPolítica da Psicologia Scientism As An Obstacle For An Ethical-Political Understanding Of Psychology El Cientificismo Como Obstáculo A La Comprensión Ético Política De La Psicología Hernani Pereira dos Santos & João Batista Martins Artigo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2013, 33 (núm.
esp.), 42-53 PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2013, 33 (núm.
esp.), 42-53 43 Hernani Pereira dos Santos & João Batista Martins Resumo: Ao dissociarem os fenômenos de seus contextos sociais, humanos e ecológicos e desconsiderarem as categoriais intencionais e valorativas, as metodologias científico-naturais impedem a compreensão de algumas atividades humanas que incluem valores, principalmente os éticos e políticos.
Nesse contexto, cientificismo é a aceitação dogmática e não tematizada dos métodos científico-naturais.
A partir disso, no contexto da Psicologia, o objetivo deste trabalho é demonstrar de que maneira o cientificismo pode funcionar como obstáculo epistemológico-metodológico a uma compreensão ético-política da Psicologia. Assim, em um primeiro momento, por meio de reflexões baseadas em problemas encontrados na literatura sobre ...





Documentos relacionados