Psicologia latino-americana: desafios e possibilidades Reportar como inadecuado




Psicologia latino-americana: desafios e possibilidades - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Psicologia Ciência e Profissão 2013, 33

Autor: Camilla Veras Pessoa da Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282029397005


Introducción



Psicologia Ciência e Profissão ISSN: 1414-9893 revista@pol.org.br Conselho Federal de Psicologia Brasil Veras Pessoa da Silva, Camilla Psicologia Latino-Americana: Desafios e Possibilidades Psicologia Ciência e Profissão, vol.
33, 2013, pp.
32-41 Conselho Federal de Psicologia Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282029397005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 32 32 Psicologia Latino-Americana: Desafios e Possibilidades Latin American Psychology: Challenges And Possibilities Psicología Latinoamericana: Desafíos Y Posibilidades Camilla Veras Pessoa da Silva Artigo Universidade Federal da Bahia PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2013, 33 (núm.
esp.), 32-41 PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2013, 33 (núm.
esp.), 32-41 33 Camilla Veras Pessoa da Silva Resumo: A comemoração dos 50 anos da regulamentação da profissão da Psicologia no Brasil sinaliza o recente e o contínuo esforço das profissionais psicólogas e psicólogos em contextualizar o saber psicológico com a realidade e as condições de vida da população latino-americana.
Atualmente, a Psicologia passa por um processo de reformulação crítica que considera as peculiaridades históricas, culturais, políticas, econômicas e sociais na constituição subjetiva dos sujeitos.
Dessa forma, propõe o alinhamento epistemológico desse saber com os demais países da América Latina devido às vivências similares de colonização ibérico-católica, de modernização tardia e de exploração dos recursos naturais e humanos do continente.
Contudo, a construção de uma psicologia latino-americana enfrenta desafios, a exemplo das diferenças entre os países, da multiplicidade cultural e dos interesses geop...





Documentos relacionados