Indivíduos paraplégicos e o significado construído para a lesão medular em suas vidas Reportar como inadecuado




Indivíduos paraplégicos e o significado construído para a lesão medular em suas vidas - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Helena Pereira Franco ;Psicologia Ciência e Profissão 2017, 37 1

Autor: Camila Carrascoza Vasco

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282050111010


Introducción



Psicologia Ciência e Profissão ISSN: 1414-9893 revista@pol.org.br Conselho Federal de Psicologia Brasil Carrascoza Vasco, Camila; Pereira Franco, Maria Helena Indivíduos Paraplégicos e o Significado Construído para a Lesão Medular em suas Vidas Psicologia Ciência e Profissão, vol.
37, núm.
1, 2017, pp.
119-131 Conselho Federal de Psicologia Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282050111010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psicologia: Ciência e Profissão Jan-Mar.
2017 v.
37 n°1, 119-131. https:--doi.org-10.1590-1982-3703000072016 Indivíduos Paraplégicos e o Significado Construído para a Lesão Medular em suas Vidas Camila Carrascoza Vasco  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, Brasil. Maria Helena Pereira Franco  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, Brasil. Resumo: A aquisição de uma deficiência física implica múltiplas perdas, gerando um processo de luto e de construção de significado para a experiência vivida, além da necessidade de rever o mundo presumido e o direcionamento da vida.
O objetivo deste artigo é discutir os significados construídos para a lesão medular traumática em quatro indivíduos paraplégicos, de 18 a 22 anos, assim como o processo de retomada do projeto de vida após a deficiência física. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada e utilizou a análise de conteúdo para o tratamento das informações.
Percebeu-se que os significados construídos para o acometimento da lesão medular foram positivos, denotando valorização, superação, aprendizado, descoberta e transformação.
Os participantes identificaram situações positivas mesmo em meio a muita...





Documentos relacionados