O vazio de sentido: suporte da religiosidade para pacientes com câncer avançado Reportar como inadecuado




O vazio de sentido: suporte da religiosidade para pacientes com câncer avançado - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Camila Peixoto Farias ; Alberto Manuel Quintana ;Psicologia Ciência e Profissão 2017, 37 1

Autor: Cristine Gabrielle da Costa dos Reis

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282050111009


Introducción



Psicologia Ciência e Profissão ISSN: 1414-9893 revista@pol.org.br Conselho Federal de Psicologia Brasil da Costa dos Reis, Cristine Gabrielle; Peixoto Farias, Camila; Quintana, Alberto Manuel O Vazio de Sentido: Suporte da Religiosidade para Pacientes com Câncer Avançado Psicologia Ciência e Profissão, vol.
37, núm.
1, 2017, pp.
106-118 Conselho Federal de Psicologia Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282050111009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psicologia: Ciência e Profissão Jan-Mar.
2017 v.
37 n°1, 106-118. https:--doi.org-10.1590-1982-3703000072015 O Vazio de Sentido: Suporte da Religiosidade para Pacientes com Câncer Avançado Cristine Gabrielle da Costa dos Reis Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Camila Peixoto Farias Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Alberto Manuel Quintana Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Resumo: Pacientes com câncer avançado, muitas vezes, deparam-se com um vazio de sentido, tanto por conta de movimentos externos, como o afastamento e falta de olhar da equipe, de amigos e familiares, quanto por dimensões subjetivas e singulares relacionadas à vivência da doença.
Com isso, objetivou-se compreender quais os sentidos que os pacientes constroem para a vivência do adoecimento grave.
Foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, de cunho qualitativo, com 12 pacientes com câncer avançado, internados no serviço de Hematologia-Oncologia de um hospital-escola do interior do Rio Grande do Sul, com base em entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo.
Verificou-se que os entrevistados buscaram construir um sentido para sua vivência, predominantemente por meio da religiosidade...





Documentos relacionados