Profissionais paliativistas e suas contribuições na prevenção de luto complicado Reportar como inadecuado




Profissionais paliativistas e suas contribuições na prevenção de luto complicado - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Helena Pereira Franco ;Psicologia Ciência e Profissão 2017, 37 1

Autor: Mariana Sarkis Braz

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282050111008


Introducción



Psicologia Ciência e Profissão ISSN: 1414-9893 revista@pol.org.br Conselho Federal de Psicologia Brasil Sarkis Braz, Mariana; Pereira Franco, Maria Helena Profissionais Paliativistas e suas Contribuições na Prevenção de Luto Complicado Psicologia Ciência e Profissão, vol.
37, núm.
1, 2017, pp.
90-105 Conselho Federal de Psicologia Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282050111008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psicologia: Ciência e Profissão Jan-Mar.
2017 v.
37 n°1, 90-105. https:--doi.org-10.1590-1982-3703001702016 Profissionais Paliativistas e suas Contribuições na Prevenção de Luto Complicado Mariana Sarkis Braz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, Brasil. Maria Helena Pereira Franco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, Brasil. Resumo: Os cuidados paliativos buscam qualidade de vida baseada principalmente na prevenção e alívio do sofrimento de pacientes que possuem doenças ameaçadoras de vida, englobando as esferas de ordem física, psicossocial e espiritual.
Além disso, estende-se ao pós-morte do paciente, oferecendo suporte à família no processo de luto.
Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo compreender e analisar a formação dos profissionais em relação ao processo de morrer do paciente e as percepções daqueles em relação às suas contribuições para a prevenção de luto complicado da unidade de cuidado.
A Teoria do Apego fundamentou teoricamente este estudo.
Participaram voluntariamente profissionais de saúde que integram formalmente equipes de cuidados paliativos.
Foi utilizado um questionário autoaplicativo para obtenção de dados acadêmicos, profissionais e de cursos realizados, e uma e...





Documentos relacionados