Ressignificando a prática psicológica: o olhar da equipe multiprofissional dos centros de atenção psicossocial Reportar como inadecuado




Ressignificando a prática psicológica: o olhar da equipe multiprofissional dos centros de atenção psicossocial - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Dorian Monica Arpini ;Psicologia Ciência e Profissão 2017, 37 1

Autor: Juliana Cantele

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282050111007


Introducción



Psicologia Ciência e Profissão ISSN: 1414-9893 revista@pol.org.br Conselho Federal de Psicologia Brasil Cantele, Juliana; Monica Arpini, Dorian Ressignificando a Prática Psicológica: o Olhar da Equipe Multiprofissional dos Centros de Atenção Psicossocial Psicologia Ciência e Profissão, vol.
37, núm.
1, 2017, pp.
78-89 Conselho Federal de Psicologia Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282050111007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psicologia: Ciência e Profissão Jan-Mar.
2017 v.
37 n°1, 78-89. https:--doi.org-10.1590-1982-3703001542014 Ressignificando a Prática Psicológica: o Olhar da Equipe Multiprofissional dos Centros de Atenção Psicossocial Juliana Cantele  Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Dorian Monica Arpini  Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Resumo: O estudo objetivou compreender a prática psicológica através do olhar das equipes de saúde mental.
Foi realizado um estudo qualitativo, utilizando a técnica de entrevista semiestruturada e observação sistemática, tendo como participantes dez profissionais de dois Centros de Atenção Psicossocial de uma cidade do Rio Grande do Sul.
As entrevistas e as observações foram analisadas através da Análise de Conteúdo Temática.
O profissional da Psicologia foi apontado como participativo no serviço, indicando mudanças em relação ao fazer psicológico.
Foi evidenciada a importância do profissional da Psicologia como um ator que faz o elo equipe-família-sociedade.
A escuta foi apontada como uma especificidade da Psicologia dentro da Instituição.
Conclui-se que a prática psicológica retrata novas maneiras de fazer Psicologia na Saúde Mental. Palavras-chave: Psico...





Documentos relacionados