Uso de álcool em vítimas de acidentes de trânsito: estudo do nível de alcoolemia Reportar como inadecuado




Uso de álcool em vítimas de acidentes de trânsito: estudo do nível de alcoolemia - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Jose Mauro Braz de Lima ; Ligia Neres Matos ; Sandra Cristina Pillon ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2010, 18

Autor: Ângela Maria Mendes Abreu

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281421939005


Introducción



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Mendes Abreu, Ângela Maria; Braz de Lima, Jose Mauro; Neres Matos, Ligia; Pillon, Sandra Cristina Uso de álcool em vítimas de acidentes de trânsito: estudo do nível de alcoolemia Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
18, junio, 2010, pp.
513-520 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281421939005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Original Article Rev.
Latino-Am.
Enfermagem 2010 May-Jun; 18(Spec):513-20 www.eerp.usp.br-rlae Uso de álcool em vítimas de acidentes de trânsito: estudo do nível de alcoolemia Ângela Maria Mendes Abreu1 Jose Mauro Braz de Lima2 Ligia Neres Matos3 Sandra Cristina Pillon4 Trata-se de estudo exploratório descritivo.
O objetivo foi correlacionar os níveis de alcoolemia, detectados nas vítimas fatais por acidentes de trânsito, na cidade do Rio de Janeiro, a partir dos registros do Instituto Medico Legal -IML, com o perfil da vítima e as características dos acidentes.
Os dados foram levantados no arquivo do IML, por meio dos prontuários de vítimas fatais por acidentes de trânsito, compilados e tabulados Poe meio do programa estatístico SPSS, no período compreendido entre janeiro e maio de 2005.
Avaliaram-se 348 prontuários de vítimas fatais por acidentes de trânsito.
Desses, apenas 94 realizaram o exame de alcoolemia, sendo que 83 apresentaram alcoolemia positiva e 60,2% níveis acima de 0,6g-l.
Evidenciou-se o envolvimento do álcool com vítimas fatais nos acidentes de trânsito em níveis acima e abaixo de 0,6g-l de álcool por litro de sangue. Descritores: Mortalidade; Acidentes de Trânsito;...





Documentos relacionados