Atuação da enfermeira na unidade de terapia intensiva neonatal: entre o ideal, o real e o possível Reportar como inadecuado




Atuação da enfermeira na unidade de terapia intensiva neonatal: entre o ideal, o real e o possível - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Miriam Aparecida Barbosa Merighi ; Maria Cristina Pinto de Jesus ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2011, 19 2

Autor: Liciane Langona Montanholi

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281421955011


Introducción



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Langona Montanholi, Liciane; Barbosa Merighi, Miriam Aparecida; Pinto de Jesus, Maria Cristina Atuação da enfermeira na unidade de terapia intensiva neonatal: entre o ideal, o real e o possível Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
19, núm.
2, abril, 2011, pp.
Tela 1-Tela 8 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281421955011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latino-Am.
Enfermagem Artigo Original 19(2):[08 telas] mar-abr 2011 www.eerp.usp.br-rlae Atuação da enfermeira na unidade de terapia intensiva neonatal: entre o ideal, o real e o possível Liciane Langona Montanholi1 Miriam Aparecida Barbosa Merighi2 Maria Cristina Pinto de Jesus3 O enfermeiro é um dos profissionais responsáveis pelo cuidado voltado ao desenvolvimento físico, psíquico e social do recém-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal.
Este trabalho objetivou compreender a experiência de enfermeiras que atuam em uma unidade de terapia intensiva neonatal.
A coleta de dados foi realizada em 2008, por meio de entrevistas com 12 enfermeiras que atuavam em hospitais públicos e privados da cidade de São Paulo. As unidades de significado identificadas foram agrupadas em três categorias: desenvolvendo ações, percebendo suas ações e expectativas.
A análise foi fundamentada na fenomenologia social.
Conclui-se que a sobrecarga de atividades, o reduzido número de pessoal, a falta de materiais, equipamentos e a necessidade de aprimoramento profissional são a realidade do trabalho da enfermeira nesse setor.
Supervisionar os cuidados é o possível; cuidar ...





Documentos relacionados