Cuidados paliativos: desafios dos sistemas de saúde Reportar como inadecuado




Cuidados paliativos: desafios dos sistemas de saúde - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Latino-Americana de Enfermagem 2011, 19 2

Autor: Regina Aparecida Garcia de Lima

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281421955001


Introducción



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Garcia de Lima, Regina Aparecida Cuidados paliativos: desafios dos sistemas de saúde Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
19, núm.
2, abril, 2011, pp.
Tela 1-Tela 2 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281421955001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial Rev.
Latino-Am.
Enfermagem 19(2):[02 telas] mar-abr 2011 www.eerp.usp.br-rlae Cuidados paliativos: desafios dos sistemas de saúde Regina Aparecida Garcia de Lima As reflexões sobre o desenvolvimento de tecnologias na área da saúde têm sido acompanhadas por questões relacionadas à finitude e qualidade de vida, isso porque, se a tecnologia pode proporcionar a cura de uma enfermidade pode, também, prolongar a vida, muitas vezes sem considerar a sua qualidade.
Dessa forma, as tecnologias para intervenções em processos de doenças crônico- degenerativas podem transformar a fase final da vida em longo e sofrido processo de morrer(1), momento no qual pacientes e suas famílias necessitam de uma abordagem de atenção à saúde, cujo foco seja a qualidade de vida e de morte. Cuidados paliativos constituem-se em uma modalidade de atenção à saúde que vem ao encontro dessa realidade, para minimizar o sofrimento causado pelas doenças e pelas intervenções tecnológicas.
Para a Organização Mundial de Saúde, cuidados paliativos são medidas que aumentam a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam doença terminal, mediante a prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e de outros proble...





Documentos relacionados