Violência laboral em enfermeiras: explicações e estratégias de enfrentamento Reportar como inadecuado




Violência laboral em enfermeiras: explicações e estratégias de enfrentamento - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Revista Latino-Americana de Enfermagem 2011, 19 1

Autor: Angelina María Dois Castellón

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281421953021


Introducción



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Dois Castellón, Angelina María Violência laboral em enfermeiras: explicações e estratégias de enfrentamento Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
19, núm.
1, febrero, 2011, pp.
1-8 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281421953021 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latino-Am.
Enfermagem Artigo Original 19(1):[08 telas] jan-fev 2011 www.eerp.usp.br-rlae Violência laboral em enfermeiras: explicações e estratégias de enfrentamento1 Angelina María Dois Castellón2 O objetivo do estudo foi explorar parte da experiência do assédio laboral, vivenciado por treze enfermeiras chilenas, analisando a relação entre as explicações e as estratégias de enfrentamento, para formular um modelo compreensivo que inclua os elementos envolvidos e que possa ser utilizado para desenvolver estratégias preventivas.
Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas, utilizando como critério de finalização a saturação teórica e analisados segundo os procedimentos da Grounded Theory.
A análise relacional mostra a influência de fatores perpetuantes do fenômeno, também dos fatores organizacionais e dos relacionados à execução do papel profissional.
A partir do modelo compreensivo se postula que esse tipo de violência é fenômeno circular, no qual os elementos envolvidos se influenciariam e se relacionariam com as construções narrativas do fenômeno e com elementos contextuais, todos podem, também, ser considerados como parte da causalidade mais provável do mesmo. Descritores: Adaptação Psicológica; Enfermei...





Documentos relacionados