A visibilidade do autocuidado relativo à higiene na passagem de plantão dos enfermeiros Reportar como inadecuado




A visibilidade do autocuidado relativo à higiene na passagem de plantão dos enfermeiros - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva Martins ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2011, 19 1

Autor: Maria Helena de Oliveira Penaforte

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281421953018


Introducción



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil de Oliveira Penaforte, Maria Helena; Ferreira Pereira da Silva Martins, Maria Manuela A visibilidade do autocuidado relativo à higiene na passagem de plantão dos enfermeiros Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
19, núm.
1, febrero, 2011, pp.
1-9 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Available in: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281421953018 How to cite Complete issue More information about this article Journals homepage in redalyc.org Scientific Information System Network of Scientific Journals from Latin America, the Caribbean, Spain and Portugal Non-profit academic project, developed under the open access initiative Rev.
Latino-Am.
Enfermagem Artigo Original 19(1):[09 telas] jan-fev 2011 www.eerp.usp.br-rlae A visibilidade do autocuidado relativo à higiene na passagem de plantão dos enfermeiros Maria Helena de Oliveira Penaforte1 Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva Martins2 Objetivou-se compreender a visibilidade dos cuidados de higiene na informação da passagem de plantão, inerentes à pessoa internada com o autocuidado comprometido.
Recorreu-se à abordagem qualitativa, utilizando-se a observação e a entrevista semiestruturada.
Foram observados 33 enfermeiros, 8 dos quais foram entrevistados, provenientes de um serviço de medicina e outro de cirurgia.
Dos achados, pode-se salientar que a passagem de plantão é prática recriada ciclicamente e aponta para o sentido de coerência do grupo na reatualização da informação, na continuidade dos cuidados e mantém unidos os enfermeiros.
Os cuidados de higiene marcam presença nos relatos da passagem de plantão, com vínculo explícito na do turno das 14h30min e implícito nas restantes passagens.
A informação sobre esses proporciona orientações para determinar o tipo de ajuda à sua continuação e a muitos outros cuidados, atividades e ritmo do turno seguin...





Documentos relacionados