Cuidar de famílias de idosos em final de vida na estratégia saúde da família Reportar como inadecuado




Cuidar de famílias de idosos em final de vida na estratégia saúde da família - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Kátia Poles ; Michelle Freire Baliza ; Mariana Cristina Lobato dos Santos Ribeiro Silva ; Maiara Rodrigues dos Santos ; Regina Szylit Bousso ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2013, 21 1

Autor: Lucía Silva

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281425765013


Introducción



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Silva, Lucía; Poles, Kátia; Freire Baliza, Michelle; Lobato dos Santos Ribeiro Silva, Mariana Cristina; Rodrigues dos Santos, Maiara; Szylit Bousso, Regina Cuidar de famílias de idosos em final de vida na Estratégia Saúde da Família Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
21, núm.
1, enero-febrero, 2013, pp.
1-8 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281425765013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latino-Am.
Enfermagem Artigo Original 21(1):[08 telas] jan.-fev.
2013 www.eerp.usp.br-rlae Cuidar de famílias de idosos em final de vida na Estratégia Saúde da Família Lucía Silva1 Kátia Poles2 Michelle Freire Baliza3 Mariana Cristina Lobato dos Santos Ribeiro Silva4 Maiara Rodrigues dos Santos5 Regina Szylit Bousso6 Objetivos: compreender o processo de cuidar de famílias de idosos em situação de final de vida para a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), identificar os significados que a equipe atribui à experiência e construir um modelo teórico.
Método: utilizaram-se o interacionismo simbólico e a teoria fundamentada nos dados.
Foram entrevistados 14 profissionais da ESF de um município do interior paulista.
Resultados: a análise comparativa identificou a categoria central superando os desafios para acolher a família e o idoso durante o processo de morrer, composta pelos subprocessos: identificando a problemática da situação, planejando uma nova estratégia para o cuidar, manejando o cuidado e avaliando a sua trajetória de cuidado.
Conclusão: a equipe enfrenta dificuldades para alcançar melhor desempenh...





Documentos relacionados