Compreendendo o processo de viver significado por pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio Reportar como inadecuado




Compreendendo o processo de viver significado por pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni ; Giovana Dorneles Callegaro ; Maria Aparecida Baggio ; Cíntia Koerich ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2013, 21 1

Autor: Alacoque Lorenzini Erdmann

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281425765007


Introducción



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Erdmann, Alacoque Lorenzini; de Melo Lanzoni, Gabriela Marcellino; Dorneles Callegaro, Giovana; Baggio, Maria Aparecida; Koerich, Cíntia Compreendendo o processo de viver significado por pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
21, núm.
1, enero-febrero, 2013, pp.
1-8 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281425765007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latino-Am.
Enfermagem 21(1):[08 telas] jan.-fev.
2013 www.eerp.usp.br-rlae Artigo Original Compreendendo o processo de viver significado por pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio Alacoque Lorenzini Erdmann1 Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni2 Giovana Dorneles Callegaro3 Maria Aparecida Baggio4 Cíntia Koerich5 Objetivo: compreender os significados sobre o processo de viver para pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio, e construir um modelo teórico explicativo.
Método: utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados, com coleta dos dados realizada de outubro-2010 a maio-2012, numa instituição de saúde referência em cirurgia cardíaca, localizada no Sul do Brasil.
Entrevistaramse 33 sujeitos (pacientes, profissionais de saúde e familiares), distribuídos em 4 grupos amostrais. Resultado: o modelo teórico explicativo foi constituído por 11 categorias e pelo fenômeno central. O serviço de referência e o programa de reabilitação cardíaca formaram o contexto, a descoberta da doença cardíaca e os sentimentos vivenciados, durante o período perioeratório, fo...





Documentos relacionados