Estrutura conceitual para pesquisa e prática clínica na mudança de comportamentos em saúde cardiovascular Reportar como inadecuado




Estrutura conceitual para pesquisa e prática clínica na mudança de comportamentos em saúde cardiovascular - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Marilia Estevam Cornélio ; Rúbia de Freitas Agondi ; Roberta C. M. Rodrigues ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2013, 21

Autor: Maria-Cecilia Gallani

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281425764026


Introducción



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Gallani, Maria-Cecilia; Estevam Cornélio, Marilia; de Freitas Agondi, Rúbia; Rodrigues, Roberta C.
M. Estrutura conceitual para pesquisa e prática clínica na mudança de comportamentos em saúde cardiovascular Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
21, enero-febrero, 2013, pp.
1-9 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281425764026 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latino-Am.
Enfermagem 21(Spec):[09 telas] jan.-fev.
2013 www.eerp.usp.br-rlae Artigo Original Estrutura conceitual para pesquisa e prática clínica na mudança de comportamentos em saúde cardiovascular1 Maria-Cecilia Gallani2 Marilia Estevam Cornélio3 Rúbia de Freitas Agondi3 Roberta C M Rodrigues4 Objetivo: apresentar a estrutura conceitual baseada no modelo PRECEDE, para guiar a pesquisa e a prática clínica do enfermeiro, na abordagem do paciente cardiopata ao longo de seu seguimento clínico.
Método: as bases conceituais, assim como os desenhos metodológicos de pesquisa, implicados na estrutura conceitual, são abordados.
A seguir, a contextualização da estrutura proposta é ilustrada no seguimento clínico de pacientes hipertensos, com incorporação das etapas de planejamento de intervenções, segundo o protocolo intervention mapping.
Resultados: constatase que a utilização dessa estrutura conceitual permitiu guiar, de modo coerente e racional, as etapas diagnósticas relacionadas ao consumo excessivo de sal entre os hipertensos, bem como norteou o desenvolvimento e avaliação de intervenções específicas para mudança desse comportamento alimentar.
...





Documentos relacionados