Um estudo da validade de conteúdo de sinais, sintomas e doenças- agravos em saúde expressos em libras Reportar como inadecuado




Um estudo da validade de conteúdo de sinais, sintomas e doenças- agravos em saúde expressos em libras - Descarga este documento en PDF. Documentación en PDF para descargar gratis. Disponible también para leer online.

Inacia Sátiro Xavier de França ; Alexsandro Silva Coura ; Francisco Stélio de Sousa ; Joana D’arc Lyra Batista ; Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2015, 23 6

Autor: Jamilly da Silva Aragão

Fuente: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281442811005


Introducción



Revista Latino-Americana de Enfermagem E-ISSN: 1518-8345 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Aragão, Jamilly da Silva; Sátiro Xavier de França, Inacia; Silva Coura, Alexsandro; Stélio de Sousa, Francisco; D’arc Lyra Batista, Joana; Medeiros de Oliveira Magalhães, Isabella Um estudo da validade de conteúdo de sinais, sintomas e doenças- agravos em saúde expressos em LIBRAS Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
23, núm.
6, noviembre-diciembre, 2015, pp.
1014-1023 Universidade de São Paulo Ribeirão Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281442811005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 1014 Artigo Original Rev.
Latino-Am.
Enfermagem nov.-dez.
2015;23(6):1014-23 DOI: 10.1590-0104-1169.0325.2644 www.eerp.usp.br-rlae Um estudo da validade de conteúdo de sinais, sintomas e doenças- agravos em saúde expressos em LIBRAS1 Jamilly da Silva Aragão2 Inacia Sátiro Xavier de França3 Alexsandro Silva Coura3 Francisco Stélio de Sousa3 Joana D’arc Lyra Batista4 Isabella Medeiros de Oliveira Magalhães5 Objetivo: validar o conteúdo de sinais, sintomas e doenças-agravos em saúde expressos em LIBRAS por pessoas com surdez.
Método: estudo de desenvolvimento metodológico, no qual participaram 36 pessoas com surdez e três especialistas em LIBRAS.
O estudo foi desenvolvido em três etapas: investigação dos sinais, sintomas e doenças-agravos em saúde, referidos pelas pessoas com surdez, assinalados em um questionário; registros em vídeo sobre como as pessoas com surdez expressamse por meio da LIBRAS, os sinais, sintomas e doenças-agravos em saúde; e validação do conteúdo dos registros das expressões por especialistas em LIBRAS.
Os dados foram proce...





Documentos relacionados