O saber camponês: apropriação dos recursos no sertão dos inhamuns - ce Report as inadecuate




O saber camponês: apropriação dos recursos no sertão dos inhamuns - ce - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Anna Erika Ferreira Lima ;MercatorRevista de Geografia da UFC 2007, 6 11

Author: José Levi Furtado Sampaio

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273620627007


Teaser



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Furtado Sampaio, José Levi; Ferreira Lima, Anna Erika O SABER CAMPONÊS: apropriação dos Recursos no Sertão dos Inhamuns - CE Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
6, núm.
11, 2007, pp.
59-70 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273620627007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 59 O SABER CAMPONÊS: apropriação dos Recursos no Sertão dos Inhamuns – CE Prof.
Dr.
José Levi Furtado Sampaio Universidade Federal do Ceará joselevi@uol.com.br Anna Erika Ferreira Lima Universidade Federal do Ceará annaerika@gmail.com RESUMO RESUMEN Embora possua origens remotas, a questão agrária se materializa como um debate persistente no início do século XXI.
Mesmo diante de consideráveis transformações econômicas, sociais e políticas o que se percebe no Brasil e no mundo é a vitalidade da luta por terra e da demanda por reforma agrária, via resistência e superação das adversidades postas aos camponeses.
Logo, resultantes tanto da história de vida, como dos costumes, os camponeses, expressam suas formas de apropriação por meio das tradições culturais ou costumes campesinos.
Eles lançam um olhar orientado pelas necessidades, seus conhecimentos e seu saber fazer, para conseguirem a soberania alimentar, superação dos problemas camponeses e resistência ao sistema capitalista.
A discussão sobre esse tema no presente artigo envolve a compreensão do contexto histórico no qual o camponês está inserido, bem como suas práticas culturais.
Essas reflexões foram pouco a pouco instigando a discussão sobre como os costumes camp...





Related documents