Conjuntos habitacionais e a expansão urbana de manaus. filigramas do processo de construção urbana e o papel das políticas habitacionais Report as inadecuate




Conjuntos habitacionais e a expansão urbana de manaus. filigramas do processo de construção urbana e o papel das políticas habitacionais - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

José Aldemir de Oliveira ;MercatorRevista de Geografia da UFC 2007, 6 11

Author: Danielle Pereira da Costa

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273620627005


Teaser



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Pereira da Costa, Danielle; Oliveira, José Aldemir de CONJUNTOS HABITACIONAIS E A EXPANSÃO URBANA DE MANAUS.
filigramas do processo de construção urbana e o papel das políticas habitacionais Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
6, núm.
11, 2007, pp.
33-47 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273620627005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 33 CONJUNTOS HABITACIONAIS E A EXPANSÃO URBANA DE MANAUS filigramas do processo de construção urbana e o papel das políticas habitacionais Danielle Pereira da Costa Universidade Federal do Amazonas danielle.geografia@gmail.com Prof.
Dr.
José Aldemir de Oliveira niversidade Federal do Amazonas Bolsista do CNPq jaldemir@ufam.edu.br RESUMO A importância de se entender a cidade de Manaus a partir da produção da moradia é que ela possibilita unificar os vários campos de análise urbana, especialmente quando se observa que os atuais problemas da sociedade parecem ser cada vez mais articulados como problemas de natureza espacial.
Deste modo, a análise do texto está centrada nos conjuntos habitacionais que se constituíram como vetores da expansão da cidade de Manaus fazendo-se necessário a retomada de períodos anteriores, o que, possibilita afirmar que a forma de produção da moradia na cidade contém e configura uma teia de relações sociais, conjuntos de interesses, ao mesmo tempo que explicita as práticas administrativas, hierarquicamente estruturadas. Compreender estas dimensões e o processo que resultou no mosaico de ocupação da cidade, os tipos de habitação, permitem dem...





Related documents