Planejamento territorial e a agenda transregional em infra-estrutura na américa do sul Report as inadecuate




Planejamento territorial e a agenda transregional em infra-estrutura na américa do sul - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Claudete de Castro Silva Vitte ;MercatorRevista de Geografia da UFC 2007, 6 11

Author: Elói Martins Senhoras

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273620627002


Teaser



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Martins Senhoras, Elói; Castro Silva Vitte, Claudete de PLANEJAMENTO TERRITORIAL E A AGENDA TRANSREGIONAL EM INFRA-ESTRUTURA NA AMÉRICA DO SUL Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
6, núm.
11, 2007, pp.
7-16 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273620627002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 7 PLANEJAMENTO TERRITORIAL E A AGENDA TRANSREGIONAL EM INFRA-ESTRUTURA NA AMÉRICA DO SUL Msc.
Elói Martins Senhoras Universidade Estadual de Campinas eloi@ige.unicamp.br Profª.
Drª.
Claudete de Castro Silva Vitte Universidade Estadual de Campinas clavitte@ige.unicamp.br RESUMO RESUMO Inserido nos debates de regionalização transnacional do espaço por meio das negociações dos blocos sub-regionais do Mercosul e da Comunidade Andina, pretende-se neste artigo discutir a concepção do novo planejamento territorial a fim de desvelar qual a sua relação com o processo de modernização presente na Iniciativa de Integração de Infraestrutura Regional da América do Sul (IIRSA).
A partir do estudo do discurso presente em documentos oficiais e por meio do acompanhamento dos debates críticos ao planejamento da IIRSA o artigo traz um entendimento objetivo sobre a integração física que avança na América do Sul através de vários eixos que a recortam.
Com essa discussão, o artigo pretende contribuir para uma melhor compreensão do conteúdo geoestratégico do regionalismo transnacional sul-americano e da noção de planejamento territorial existente nos eixos de integração física que visam organizar o espaço do subcontinente por meio...





Related documents