Desindustrialização e reestruturação do espaço em são paulo Report as inadecuate




Desindustrialização e reestruturação do espaço em são paulo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

MercatorRevista de Geografia da UFC 2008, 7 14

Author: Rafael Faleiros de Padua

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273620613004


Teaser



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Faleiros de Padua, Rafael DESINDUSTRIALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DO ESPAÇO EM SÃO PAULO Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
7, núm.
14, 2008, pp.
41-48 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponible en: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273620613004 Cómo citar el artículo Número completo Más información del artículo Página de la revista en redalyc.org Sistema de Información Científica Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Proyecto académico sin fines de lucro, desarrollado bajo la iniciativa de acceso abierto 41 DESINDUSTRIALIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO DO ESPAÇO EM SÃO PAULO Msc.
Rafael Faleiros de Padua Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da USP Cidade Universitária, Av.
Lineu Prestes, 338 - CEP 05.508-900 São Paulo (SP), Brasil Tel.: (11) 3091-3769 - rfpadua@usp.br RESUMO ABSTRACT Através do estudo do processo de desindustrialização e da reestruturação em curso de um fragmento da metrópole de São Paulo (norte do distrito de Santo Amaro), a pesquisa busca compreender aspectos da reprodução da urbanização no momento atual.
Identificamos hoje, como momento inicial de transformação do fragmento, processos indicativos da passagem de uma área industrial para uma área voltada para novas atividades terciárias.
Este espaço de desindustrialização pode vir a se tornar uma área de valorização, colocando-se como a extensão das centralidades de negócios que historicamente se expandem na metrópole de São Paulo em direção sudoeste (Centro Histórico-Paulista-Faria Lima-Berrini).
Verificamos que esse processo contribui decisivamente para um aprofundamento da fragmentação da vida cotidiana daqueles que ali vivem, pois as novas relações que se impõem no fragmento, desintegradoras das relações pretéritas, criam diferenc...





Related documents