Geomorfologia dos maciços costeiros de caucaia-ceará Report as inadecuate




Geomorfologia dos maciços costeiros de caucaia-ceará - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

MercatorRevista de Geografia da UFC 2009, 8 16

Author: João Correia Saraiva Junior

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273620619027


Teaser



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Correia Saraiva Junior, João GEOMORFOLOGIA DOS MACIÇOS COSTEIROS DE CAUCAIA-CEARÁ Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
8, núm.
16, 2009, p.
268 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273620619027 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 268 GEOMORFOLOGIA DOS MACIÇOS COSTEIROS DE CAUCAIA-CEARÁ Msc.
João Correia Saraiva Junior Mestrado em Geografia-UFC jjjunior2@yahoo.com.br A caracterização geomorfológica dos maciços cristalinos costeiros do município de Caucaia, integrante da Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará, bem como a apropriação das paisagens naturais por variados segmentos sociais, representa o principal objetivo desta pesquisa.
Dividido em quatro partes, este trabalho discute, no primeiro momento, a base metodológica que contempla a evolução geomorfológica do setor de pesquisa, baseada no Princípio do Atualismo. A discussão acerca da apropriação dos aspectos geomorfológicos foi realizada através da análise ambiental, na tentativa de compreender a complexa relação sociedade-natureza e variada formas de uso e ocupação.
Ao longo da dissertação, o meio físico e suas interconexões é abordado integrando dados geológicos, geomorfológicos, climáticos, hidrológicos, pedológicos e fitogeográficos, caracterizando um quadro ambiental marcado, sobretudo, pelas precipitações pluviais concentradas no primeiro semestre e déficit hídrico no período que se estende de agosto a dezembro.
Os maciços cristalinos, com altitudes máximas da ordem de 600m, possuem importância ímpar na organização hidrog...





Related documents