Análise geoambiental das unidades de conservação de sabiaguaba fortaleza - ce Report as inadecuate




Análise geoambiental das unidades de conservação de sabiaguaba fortaleza - ce - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

MercatorRevista de Geografia da UFC 2009, 8 16

Author: Lílian Sorele Ferreira Souza

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273620619025


Teaser



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Ferreira Souza, Lílian Sorele ANÁLISE GEOAMBIENTAL DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE SABIAGUABA (FORTALEZA CE) Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
8, núm.
16, 2009, p.
266 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273620619025 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 266 ANÁLISE GEOAMBIENTAL DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE SABIAGUABA (FORTALEZA – CE) Msc.
Lílian Sorele Ferreira Souza Mestrado em Geografia-UFC sorele_geo@yahoo.com.br A zona de costeira de Fortaleza perdeu quase que completamente sua configuração natural original por conta de um processo de ocupação intensa, ocorrido em curto período de tempo, que artificializou a paisagem e trouxe graves impactos ambientais.
O litoral do bairro Sabiaguaba, extremo leste de Fortaleza, é o único que ainda possui algumas características originais parcialmente conservadas e, por conta disto, duas Unidades de Conservação foram criadas com o intuito de preservar o que resta conservado do único campo de dunas da capital cearense e seus ecossistemas.
Este trabalho constitui-se de uma análise geoambiental das Unidades de Conservação de Sabiaguaba, e seu entorno.
Para tanto, a pesquisa baseou-se na Teoria Geossistêmica e em trabalhos sobre a área e o tema em questão, além de utilizar materiais geocartográficos para a visualização mais geral da área para se chegar, com os trabalhos de campo, ao reconhecimento da verdade terrestre.
De acordo com os critérios adotados, as características geológico-geomorfológicas, pedológicas e vegetacionais foram fundamentais para a melhor...





Related documents