Evolução geoambiental e geohistórica das dunas costeiras do município de fortaleza, ce Report as inadecuate




Evolução geoambiental e geohistórica das dunas costeiras do município de fortaleza, ce - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

MercatorRevista de Geografia da UFC 2009, 8 16

Author: Mônica Virna de Aguiar Pinheiro

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273620619023


Teaser



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Aguiar Pinheiro, Mônica Virna de EVOLUÇÃO GEOAMBIENTAL E GEOHISTÓRICA DAS DUNAS COSTEIRAS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, CE Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
8, núm.
16, 2009, p.
264 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273620619023 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 264 EVOLUÇÃO GEOAMBIENTAL E GEOHISTÓRICA DAS DUNAS COSTEIRAS DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA, CE Msc.
Mônica Virna de Aguiar Pinheiro Mestrado em Geografia-UFC monivirna@yahoo.com.br A zona costeira de Fortaleza, objeto do nosso estudo destaca-se pelo seu extenso litoral, com diferentes ambientes naturais que fazem parte do contexto urbanizado local.
Dentre esses ambientes, se destacam as dunas costeiras, que cobriam grandes extensões da zona costeira fortalezense e ainda persistem em segmentos pontuais da cidade.
Para analisarmos as dunas do ponto de vista natural e quanto à destruição a que foram sujeitas, apresentamos uma evolução geoambiental dos sistemas dunares locais, resgatando os cenários pretéritos, para uma posterior contribuição de uso e gestão adequados para as áreas afeitas.
Dessa forma, apresenta-se como foco do presente trabalho, uma análise dos campos de dunas de Fortaleza sob os aspectos naturais e históricos, norteado pela (1) análise ambiental, que integra aspectos naturais e sociais, fundamentais no entendimento da paisagem e por (2) uma abordagem geohistórica, inovadora, onde se recapitulou o processo de ocupação social do espaço, dando ênfase às alterações no meio natural.
Associado à abordagem metodológica, utilizou-se ...





Related documents