Geografia e escola do campo: saberes, práticas e resultados Report as inadecuate




Geografia e escola do campo: saberes, práticas e resultados - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Edson Vicente da Silva ;MercatorRevista de Geografia da UFC 2009, 8 16

Author: Alexandra Maria de Oliveira

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273620619016


Teaser



Mercator - Revista de Geografia da UFC E-ISSN: 1984-2201 edantas@ufc.br Universidade Federal do Ceará Brasil Oliveira, Alexandra Maria de; Silva, Edson Vicente da GEOGRAFIA E ESCOLA DO CAMPO: saberes, práticas e resultados Mercator - Revista de Geografia da UFC, vol.
8, núm.
16, 2009, pp.
177-186 Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273620619016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DOI: 10.4215-RM2009.0816.0014 GEOGRAFIA E ESCOLA DO CAMPO: saberes, práticas e resultados Profa.
Dra.
Alexandra Maria de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Geografia – UFC Campus do Pici – Bloco 911 Centro de Ciências, Cep.: 60.455-750 Fortaleza – Ceará – Brasil. Telefone: (85) 3366 9855 E-mail: alexandra.oliveira@ufc.br Prof.
Dr.
Edson Vicente da Silva cacau@ufc.br RESUMO A reflexão sobre Geografia e escola do campo tem como objetivo discutir a contribuição da Geografia escolar no entendimento dos processos que envolvem a organização territorial e a vida de professores e assentados.
A construção da chamada escola do campo nasceu de demandas de movimentos e representações camponesas na luta pela construção de uma política educacional voltada para atender as necessidades dos pobres do campo.
Nesse sentido, a escola do campo deve ser compreendida como um processo, em construção, que contempla em sua lógica a política que pensa a educação como parte constitutiva do desenvolvimento do campo. Palavras-chave: escola básica, geografia, professores assentados. ABSTRACT An analysis between Geography and country school in Ceará state has as objective discuss the Geography subject contribution for a social process present in many different sp...





Related documents